quarta-feira, 9 de maio de 2012

Rede Wireless ou cabeada: qual usar?

Talvez essa seja uma das dúvidas mais pertinentes entre os técnicos na hora de planejar uma rede de computadores. E cada uma delas tem suas vantagens, e o Assunto Técnico irá mostrar quais delas adequam-se ao seu projeto.

Primeiro vamos definir quais os tipos de redes:
- Rede wireless: possui a facilidade de conexão (desde que já tenha o adaptador wireless embutido ou não no seu pc), pois é só digitar a senha, caso a rede seja protegida, e pronto.
- Rede cabeada ou ethernet: oferece robustez e velocidade rápida e estável, além do menor custo e extrema confiabilidade.

Agora vamos aos usos:

1º - Rede doméstica pequena (até 2 pc´s)
Se seu objetivo é montar uma rede doméstica, fica mais fácil a decisão. Ofereça ao seu cliente os dois tipos de redes e ele decidirá qual é a melhor em termos de custo/benefício. Rede wireless só compensa em uma casa se tiver notebooks com a placa integrada ao sistema, pois os custos serão apenas na aquisição do roteador.

2º - Rede doméstica grande (acima de 2 pc´s)
Se tiver notebooks para se conectarem à rede ou mais desktops do que notebooks, prefira uma rede mista, assim você pode passar a rede wireless aos portáteis e deixa a cabeada para os computadores.

3º - Lan house
Se queira vender acesso wireless para os vizinhos da lan house, você pode usar, mas nunca ligue as máquinas da lan house à rede sem fio. Ela não possui confiabilidade o suficiente para aguentar altas taxas de transferências na rede local ou até na internet.

4º - Supermercado
Utilize rede cabeada. É segura, não cai conexão e possui ótima velocidade para seus programas poderem funcionar corretamente.

5º - Empresa ou escritório pequeno
Utilize os dois sistemas, mas como no 3º exemplo use rede mista.

Finalizando
A rede wireless cada vez se torna mais confiável, mas não mais do que a rede cabeada. Por isso não substitua completamente a rede física, apenas adicione um conforto a mais para quem precisa de uma mão na roda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário